domingo, 22 de novembro de 2015

Sete Motivos Para Evitar o Açúcar (mesmo Mascavo ou Demerara)


Estudar nutrição é difícil. Modelos animais não necessariamente refletem a realidade dos humanos, e é quase impossível controlar com rigor a alimentação de cada dia em um número grande de pessoas - mais complicado ainda se as consequências surgem anos adiante. Não é por acaso que até hoje não sabemos o que seria a “alimentação ideal” (que seguramente varia de indivíduo para indivíduo).

Certos componentes/substâncias, entretanto, merecem uma preocupação maior. É o caso, por exemplo, do sal, associado à elevação da pressão arterial. Ou ainda a frutose, assunto do post de hoje.

Aquilo que comumente chamamos de açúcar (açúcar refinado, mascavo, demerara, do suco de laranja, de uva, de manga, ou presente no sorvete, picolé, doces, chocolates e refrigerantes comuns) é, quimicamente, a sacarose. Trata-se de um dissacarídeo formado a partir da união de duas moléculas menores, a glicose (medida nos exames de glicemia), e a frutose. Vamos nos concentrar nesta última. 




Temos alguns motivos para o receio em relação à frutose:

1É metabolizada quase exclusivamente pelo fígado, enquanto a glicose é consumida em grandes quantidade por músculos, cérebro e tecido adiposo/gorduroso;

2-  Serve como substrato para a produção de gorduras, e leva à síntese e acúmulo de triglicérides no fígado;

3- Leva a modificações não enzimáticas de proteínas e à formação de radicais livres, promovendo disfunção celular;


5-  Estudo de fluxo cerebral mostra que, ao contrário de quantidades equivalentes de glicose, a frutose não é capaz de reduzir a atividade de áreas relacionadas ao apetite;




O sétimo, para acrescentar evidências à impressão de que a frutose seria pior do que a glicose, são os dados de um novo estudo que será publicado (por enquanto, apenas versão online) no periódico Obesity. Conduzida em São Francisco (EUA), a pesquisa avaliou a resposta de crianças e adolescentes obesas à troca isocalórica de alimentos ricos em frutose/sacarose por outros à base de amido/glicose (mesmo que fossem cachorro-quente, batata chips, pipoca ou pizza).

O acompanhamento foi breve, de apenas dez dias. Mesmo orientando aqueles que perdiam peso a aumentar a ingestão alimentar, para evitar superestimativas do real impacto da frutose, observou-se que a maioria das crianças simplesmente não conseguia dar conta de toda a comida, e, em média, emagreceram 1 kg.

O mais surpreendente, entretanto, foi a melhora metabólica completamente desproporcional ao emagrecimento. Em média, redução pela metade da insulina de jejum (um marcador de risco cardiovascular e diabetes), queda de 46% nos níveis de triglicérides, além de reduções nas enzimas do fígado, no LDL (colesterol ruim) e da área sob a  curva da glicemia. A pressão diastólica caiu quase 5 mmHg, enquanto houve discreta elevação do ácido úrico.


Longe de ser prova definitiva (a intervenção não foi controlada e durou poucos dias), o estudo reforça o nosso medo diante do consumo de sacarose/frutose, e mais uma vez põe em xeque a conduta frequentemente observada de recomendar bebidas adoçadas com açúcar mascavo/demerara em lugar das versões diet/zero. Por mais que existam dúvidas em relação aos adoçantes, as consequências do consumo de frutose parecem ser prejudiciais o suficiente para restringir o seu uso.  

11 comentários:

  1. Esses cuidados são extremamente importantes, obrigado por compartilhar essas dicas, a saúde é bem mais importante que temos! Sempre falo isso

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    1. E tem pessoas que não se atentam isso infelizmente, mas sempre a tempo. parabéns por seu site

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  2. Simplesmente sensacional esse blog. Conseguiu ter uma linguagem boa sem deixar de ser científico. Difícil achar textos tão bons fora do google acadêmico. Comecei a tomar o Victoza e estava buscando informações e achei muito mais...

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  3. Muito importante divulgar este tipo de matéria para as pessoas mais leigas.
    Não obstante, seria um bom e excelente complemento analisar o impacto dos "sweeteners" também. Pois seria a alternativa óbvia ao açucar mas faz tão mal ou pior que o mesmo

    Aguardo com expectativa por essa temática

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  4. Frutose aumenta os radicais livres? Quer dizer que favorece o câncer?

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  5. É... o povo não mais fazer nada! Tudo tem um ponto ruim!

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  6. A intenção aqui é recomendar o uso de adoçantes? Como se fossem muito mais saudáveis, né? Não são!!!

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  7. Matéria no mínimo tendenciosa! Parece convênio com fabricante de adoçante

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  8. Depois que usei Garcinia Cabogia minha vida melhorou muito, não precisei cortar o açúcar.

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  9. Para emagrecer o corpo precisa estar são, descansado... usei sonus caps para dormir e até emagreci.

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  10. Açúcar é mesmo um mal! Além de ser ladrão de energia.

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