quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Uva e Vinho Tinto: Mais Benefícios


Três dias antes da noite de réveillon, a revista médica sobre diabetes de maior prestígio (Diabetes Care) publicou mais um estudo que trouxe à tona a discussão sobre uva, vinho e antioxidantes. Pesquisadores franceses (OK, vamos dar um desconto já que a França é vice-campeã mundial na produção de vinhos) avaliaram 38 parentes de diabéticos tipo 2, todos com sobrepeso ou obesidade. 

Metade do grupo recebeu suplementação com polifenóis derivados da uva, enquanto a outra metade recebeu placebo (cápsulas sem qualquer princípio ativo). Após 8 semanas de tratamento, foram avaliados e então todos iniciaram uma nova fase: seis dias de dieta rica em frutose e daí uma reavaliação. 

A frutose é um carboidrato simples, obtido sobretudo da sacarose (açúcar comum). Seus efeitos prejudiciais são bem conhecidos: associada ao diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. Como era de se esperar, aqueles que receberam placebo junto com uma alimentação "açucarada" demonstraram maior resistência à insulina no fígado, menor capacidade de estocar glicose injetada na veia, maior formação de radicais livres e menor respiração mitocondrial. O grupo dos polifenóis da uva, entretanto, ficou protegido de todos os efeitos deletérios da frutose. 

Não é o primeiro estudo sugerindo benefícios com o uso de derivados da uva. Há mais de 500 anos se relatam associações do seu consumo com maior longevidade, sobretudo quando parte do que se chama de "dieta mediterrânea" (baixo consumo de carne e gordura saturada, maior percentual de óleos vegetais, peixes e vinho tinto).

Só recentemente os mecanismos por trás desta aparente proteção começam a ser esmiuçados, esclarecendo principalmente as ações antioxidantes dos polifenóis (resveratrol e catequinas, dentre outros). Alguns estudos sugerem ação protetora até contra o câncer de pele. 

Antes que os cachaceiros se empolguem e os abstêmios se ofendam, vale lembrar que a polpa da uva é a parte com menor concentração de substâncias protetoras. Estas são obtidas em maior quantidade da pele da uva, sementes e folhas. Embora as uvas escuras tenham maior quantidade de polifenóis, o consumo de outros produtos que não o vinho (suco, pó e sobretudo a própria fruta, que traz consigo fibras) aparentemente trazem o mesmo benefício. 

2 comentários:

  1. Nossa essa é minha primeira visita aqui, amei, sabe sou obesa morbida, e estou tentando emagrecer sem cai an cirurgia, entao comecei um blog esse mes pra tentar me ajudar sabe, e preciso muito de vcs la tb , vc podeia me visitar? bjs vou seguir vc ta... bjs mil
    Ah meu blog é
    http://fatladyslovemakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…
    Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)…
    Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).
    Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre ej de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que ej venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele ej não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).
    Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoará e sua vida não será mais a mesma

    ResponderExcluir