domingo, 27 de maio de 2012

Victoza Ganha Força Contra Obesidade

Mais um resultado para reforçar o que já é visto no dia-a-dia dos consultórios: a utilidade da liraglutida (Victoza®) para redução de peso. 

Semana passada foi apresentado no 19. Congresso Europeu de Obesidade (em Lyon, França) o resultado de um estudo que avaliou pacientes obesos que receberam Victoza durante um ano. As doses variaram de 1,2 mg até 3 mg por dia; nenhum paciente era diabético. 

A pesquisa dividiu os resultados de acordo com a resposta inicial ao medicamento. Aqueles que perderam pelo menos 5% do peso corporal após 12 semanas eram classificados como responsivos à medicação. Ao fim de um ano, este grupo (que representa 75% dos pacientes no estudo) perdeu, em média, 11,1kg. 

Não é pouca coisa. Isso representa 35,6% do excesso de peso, e começa a encostar nos resultados de longo prazo de cirurgias bariátricas. Mesmo o grupo "não-responsivo" perdeu em média 6 kg no fim de um ano. 

Some ao resultados acima a informação de que há vários concorrentes do Victoza em desenvolvimento (formulações semanais ou até anuais) e temos um cenário altamente otimista para o futuro próximo do tratamento da obesidade e do diabetes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário