sábado, 5 de maio de 2012

Orlistate: Risco Renal?

Embora o momento seja de "caça às bruxas" no tratamento farmacológico da obesidade, os leitores do blog devem ter percebido que a minha visão tem o viés oposto: reconhecer o benefício que alguns fármacos podem trazer para um grande número de pacientes. 

Isso não significa, entretanto, "baixar a guarda" contra potenciais efeitos colaterais de medicações novas ou antigas para a perda de peso. Por este motivo, comento um artigo (Ther Adv in Drug Safe. 2012;3(2):53-57) que sugere a relação entre o orlistate (Xenical®, Lipiblock®) e lesão renal. 

O orlistate é um inibidor da lipase pancreática. Reduz a digestão de gorduras, de modo que até 30% dos lipídios de uma refeição são eliminados nas fezes. Essa menor absorção leva à perda de peso, melhora do colesterol, da glicemia e até da pressão arterial. 

Como o orlistate permanece o tempo inteiro no tubo digestivo até ser eliminado, seus principais efeitos colaterais são intestinais: cólicas, flatulência e diarreia (por vezes constrangedora, oleosa) podem ser incômodos, mas não representam risco à saúde. 

Em 2011 especulou-se que o orlistate pudesse provocar hepatite aguda, mas como apenas 32 casos foram reportados nos EUA ao longo de 10 anos (enquanto milhões usavam o remédio), não se estabeleceu  relação de causa e efeito. Lá a droga é vendida sem receita, como aqui. 

É de se perguntar como uma substância que nem é absorvida e ainda emagrece faria mal aos rins. Vamos às explicações.

A gordura não digerida no intestino forma sabões ao reagir com o cálcio. Esta reação reduz o cálcio intestinal livre, o que facilita a absorção do oxalato. Com mais oxalato circulante, há maior deposição deste nos rins. 

Alguns relatos apontam que possa haver um risco de lesão renal aguda precipitada pela medicação. É óbvio que os pacientes que usam o orlistate geralmente já possuem fatores de risco para problemas renais: muitos são diabéticos, hipertensos, idosos que já apresentam doença renal prévia. A magnitude do risco também é pequena: as estimativas mais pessimistas seriam de 1% por ano. 

Nenhum motivo para pânico, mas os dados apontam para uma certa cautela no uso do orlistate em determinados perfis de pacientes. Fica a expectativa de novos estudos que quantifiquem melhor o risco de complicações renais ou, melhor ainda, de moléculas que tragam menos efeitos indesejados.

13 comentários:

  1. Gostaria de saber sobre a interação medicamentosa com AMIODARANA E OUTROS COMO LOSARTANA POTÁSICA, VASTAREL, E ASPIRINA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desses, a amiodarona tem discreta redução na absorção, provavelmente sem relevância clínica. Converse com seu médico, anônimo.

      Excluir
  2. Gostaria de parabenizá-lo por esse excelente blog. Estou com uma dúvida enorme. Comecei a tomar o Lipiblock mas percebi que ele estava diminuindo a ação dos antidepressivos que tomo. Será que tem algum fundamento? Ele pode ter diminuído a absorção de um deles? Atm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, animais love. As únicas interações importantes do orlistate são com a ciclosporina e a warfarina. Deve ter sido impressão sua. Abs!

      Excluir
  3. Sou hipertenca devo ou nao tomar orlistate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a função renal for normal, em tese não haveria problemas.

      Excluir
  4. Tenho insuficiência renal crônica, gostaria de usar para perder alguns quilos. Devo ou não usar oslistate? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo com o próprio texto acima, a resposta prudente é "não".

      Excluir
  5. Sou diabética e hipertensa,faço uso diário de valsartana 320 MG,edapamida 1,5, methiformina 850 MG, e glibenclamida 5 MG, quero saber se eu posso fazer uso do orlistate

    ResponderExcluir
  6. Tem pequenas pedras nos rins posso tomar orlistat

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde sou transplantada dos rins posso toma orlistat?
    Estou com gordura o fígado

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante este medicamento, Orlistat.
    Estou procurando mais a repeito deste remédio e achei nessa página um monte de informação legal sobre o mesmo.
    Tenho consulta com meu médico em breve e quero falar com ele sobre alguns remédios para emagrecer.
    Preciso perder uns quilos mas nada vem funcionando.

    ResponderExcluir
  9. Só tenho um rim porenquanto saudável sem nenhuma problema. Gostaria de controlar melhor o colesterol fazendo uso do orlistate nem que seja por pouco tempo. O que vcs me aconselham?

    ResponderExcluir