quinta-feira, 21 de julho de 2011

Zonisamida - Mais uma Opção para Emagrecer



A zonisamida foi lançada como um anticonvulsivante, embora seja usada no tratamento da dor crônica, prevenção de enxaqueca e como estabilizador de humor. É vendida nos EUA, Ásia e Europa há mais de 10 anos. Sua ação sobre a epilepsia parece ser explicada pela atuação em canais celulares de sódio e cálcio.


A Orexigen (mesmo laboratório do Contrave®) patenteou a associação de bupropiona com zonisamida (sob o nome de Empatic®), ambos de liberação prolongada. Alguns estudos especulam ação da zonisamida sobre o paladar, o que reduziria o apetite.



Um artigo publicado no JAMA em 2003 mostrou que a zonisamida isolada levou à perda de 9,4% do peso total (contra 1,8% do placebo), com boa tolerância. A associação de bupropiona com zonisamida promoveu redução de até 7,5% do peso total e foi superior ao uso de qualquer das duas drogas isoladamente.



A combinação zonisamida com bupropiona seria uma alternativa interessante para aqueles pacientes intolerantes à sibutramina ou que apresentem contra-indicações à medicação. Fica a expectativa quanto à confirmação de segurança e eficácia desta nova opção para perder peso.

9 comentários:

  1. Ola, dr Eduardo, parabens pelo blog, super bacana e de uma leitura facil e descontraida.
    =)
    ja add nos favoritos

    ResponderExcluir
  2. O grande problema é que a Zonisamida ainda não é comercializada no Brasil. Ela e o Levetiracetan estão fazendo muita falta como alternativas para DPE. Agora que ficou claro este efeito "colateral" quiçá a coisa mude por aqui visto como estão as prioridades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja sim,o meu medico indicou o achei

      Excluir
  3. Olá, Dr Eduardo...
    Tenho medo de tomar esses remédios para emagrecer e depois quando parar de tomar engordar o triplo. Corro esse risco com essas substâncias? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Yumi! Nenhum estudo mostrou "hipercompensação". Caso isso ocorresse, usaríamos essas medicações para trar indivíduos muito magros. bastaria usar, depois suspender e ganhar o triplo do que perdeu.
      O corpo humano não funciona assim (não temos febre por uma reação exagerada ao frio, por exemplo).

      Excluir
  4. Parabéns, brilhante e querido amigo.

    ResponderExcluir
  5. Dor. começo hoje a tomar Zonisamida, confesso que estou comr eceio, pois temo que me dê taquicardia, já que não conheço está medicação.

    ResponderExcluir
  6. Dr.
    Tenho cefaléia tensional. Estou sentido mta pressão na cabeça e visão está horrível.
    O que devo tomar.

    ResponderExcluir
  7. A Amato me dá taquicardia. A Zonisamida também dá? Tem algum efeito colateral?

    ResponderExcluir