sábado, 2 de abril de 2011

Hormônio de Tireóide: pela manhã ou à noite?


Prescrever hormônio de tireóide (levotiroxina) é fácil. Difícil é o paciente seguir diariamente a rotina de tomar um comprimido em jejum e esperar ao menos meia hora até se alimentar. A situação complica quando outros remédios demandam as mesmas exigências, ou interferem com a absorção da droga. Não é à toa que quase um terço dos que têm hipotiroidismo não estão bem controlados.

Alguns pesquisadores já propuseram a administração de levotiroxina em horários alternativos, já que o importante é o intervalo entre a ingestão da medicação e a refeição seguinte, independente da hora do dia. Um estudo holandês de 2010 com 90 indivíduos mostrou melhor controle da doença com administração noturna. As explicações possíveis incluem maior acidez gástrica (necessária para absorver o hormônio) à noite, bem como menor motilidade intestinal.

Os dados permitem que pacientes que acordam pouco antes de se alimentar mudem o horário da medicação sem prejuízo ao tratamento. Talvez até com melhor controle. Um pouco mais de liberdade para quem tem hipotiroidismo.

2 comentários:

  1. Dr.,

    Uma paciente que pretende engravidar pode fazer uso deste medicamento (Levoid)? A bula diz em reações adversas q: reprodutivas: irregularidades menstruais, fertilidade prejudicada.

    Grata,
    Cleuzani Oliveira
    cleuzani@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Eu gostaria de saber mais informações sobre esse assunto. Para poder fazer exercícios físicos pela manhã, preciso me alimentar antes, o que não posso fazer por causa da levotiroxina. Poderia tomar o remédio à noite?
    Obrigada, Luciane.

    ResponderExcluir