sábado, 30 de outubro de 2010

Vitamina D e Cálcio Aumentam Força Muscular em Estudo Indiano


Em artigo publicado na edição de outubro do Clinical Endocrinology, estudou-se o efeito sobre a força muscular da reposição de vitamina D com suplementos de cálcio. Foram avaliados 40 voluntários (número pequeno, é verdade) com idade média de 31 anos na Índia.

Metade dos participantes recebeu sachês e comprimidos de lactose (placebo) e ao fim de seis meses exibia valores de vitamina D ainda abaixo do normal. O grupo que sofreu intervenção elevou a concentração de vitamina D para quase o dobro. Ao fim do estudo, os suplementados tinham 10% a mais de força de preensão palmar e 10% a mais de força na panturrilha (com significância estatística).

Embora os resultados confirmem o que já foi visto em pesquisas prévias, é preciso considerar que os estudos anteriores geralmente se limitavam a avaliar idosos. Ser jovem não é justificativa para negligenciar o status de vitamina D e ingestão de cálcio (para ler mais sobre vitamina D, clique aqui).

Um comentário:

  1. Interessante como muitos de nossos jovens sem orientação buscam resultados rápidos com anabolizantes e abuso de suplementos quando poderiam ter resultados melhores se tivessem a assistência adequada apenas com exercícios e alimentação correta, como bem ensina o Dr. Tiago Bastos no seu manual "Método 47".
    http://hotmartblog.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir