sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Levotiroxina Emagrece?

A escolha do tema para este post ficou a cargo do nosso amigo Google. Após alguns dias sem ver as estatísticas do site, fiquei surpreso com a última atualização. Primeiro, com o aumento das visitas (originadas de 16 diferentes países). Segundo, com a origem destas visitas. Descobri, com muito espanto, que a busca que mais refere ao Blog da Obesidade é a pergunta “levotiroxina emagrece?
Para nossa sorte, um interessante artigo publicado semana passada no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism (Kaptein e colaboradores) aborda justamente o uso de levotiroxina na obesidade. Para quem não sabe, levotiroxina, ou T4, é o principal hormônio produzido pela tireóide. Funciona como um regulador do metabolismo dos mais diversos órgãos: coração, fígado, intestinos, dentre outros.
Quando o indivíduo obeso começa a fazer dieta e perder peso, há uma redução das concentrações sanguíneas do T3 (produto da quebra do T4). Esta queda poderia colaborar com a redução no metabolismo observada à medida que se perde peso (e que dificulta perdas adicionais).
O artigo mostra que há poucos estudos sobre o tema, e de baixa qualidade. A compilação dos dados mostra que não há benefício conclusivo para perda de peso. Pior ainda: os dados mostram tendência à perda de massa magra, na medida em que em média houve balanço nitrogenado negativo. Estima-se que a (possível) perda de peso induzida pela levotiroxina seria 75% de massa magra e só 25% de gordura. Mau negócio.
Não obstante estes dados, muitos pacientes apresentaram redução do TSH com o tratamento. A redução do TSH em vigência de T3 e T4 livre normais é chamada de hipertiroidismo subclínico. Esta entidade está associada ao maior risco de arritmias cardíacas e osteoporose.
Os autores concluem que, até o eventual surgimento de novos dados, não se justifica o uso de levotiroxina para tratar obesidade. Os riscos são muito grandes e os benefícios, ainda uma especulação.

14 comentários:

  1. Tomar por muito tempo (anos) levotiroxina, causa qual efeito colateral predominante. Trato um nódulo benigmo na tireoide.

    ResponderExcluir
  2. O pior é que vim pesquisar, pois estou fazendo estágio em uma farmacia e tenho visto muitas receitas de sibutramina e levotiroxina...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. estou em tratamento e nao perdi um kilo mas. me sinto otimo.

    euzinha queria ter emagrecido uns kilos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obvio que não perdeu porque tem hipotiroidismo, o que aconteceu foi que sua taxa de T4 está normal agora.

      Excluir
  5. estou me tratando alguns meses e ate agora nao perdi um quilo. gostaria de mudar a formula e tomar o de farmacia

    ResponderExcluir
  6. Estou tomando e consegui emagrecer e me sinto muito bem!!!!!

    ResponderExcluir
  7. pra qm nao tem hipo,a levotiroxina ajuda a emagrecer?

    ResponderExcluir
  8. Tomo a medicação para tratar hipotireoidismo. Emagreci porque fiz dieta. Pode ser que reduzir os efeitos do hipertireoismo tenha ajudado, mas tem mesmo que mudar a alimentação.

    ResponderExcluir
  9. O uso dentro das academias, geralmente, acompanham também a administração de esteroides anabolizantes como forma de preservar a massa magra enquanto a gordura é queimada pela dieta.
    Especula-se que a manutenção da balanço nitrogenado positivo pelos EAs, juntamente com uma dieta hiperproteica e hipocalórica, podem redundar em ótimos resultados estéticos se utilizado com outras substâncias como efedrina, cafeína, sibutramina, teofilina, ioimbina, taurina e até mesmo a tão comentada T4.

    OBS: não estou incentivando pessoa alguma a fazer isto. Usa quem quer.

    Pedro Ferraz

    ResponderExcluir
  10. Os praticantes de musculação usam a levotiroxina pra acelerar o metabolismo, consequentemente acelerar a queima de gordura, absorção de nutrientes, etc, inclusive o uso de massa magra, músculos, pra obtenção de energia nessa fornalha toda. Lembrando que o profissional de musculação sabe que no processo de definição muscular as perdas de massa magra e gordura sempre ocorrem, sendo o importante a preservação ao máximo dos músculos durante a perda desejada de gordura, daí o consumo maior de proteínas, até mesmo o uso de anabolizantes, e o constante levantamento de pesos. Se uma pessoa usar a levotiroxina sem os devidos cuidados descritos acima, através de uma dieta rigorosamente descuidada, pode "secar" em geral, pois o corpo irá consumir a gordura, os músculos, o que encontrar pela frente, e o contrário também pode ocorrer, comendo demais (pois há o aumento da fome) a pessoa vai engordar é mais ainda. Então, galera, muito cuidado com o uso de hormônios pra o emagrecimento, estudem bastante e sempre consultem especialistas.

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho hipo a 2 anos , fiquei depois que ganhei meu filho, no segundo mes depois da quarentena engordei 30kg sem explicaçao mas so descobri agora que foi por causa qui tinha ficado com hipotiroidismo , em maio desse ano começei a tomar t4 bem fraco de 25mcg ate final de abril tinha emagrecido 20kg ou seja em dois meses , descobri tbm que estava gravida e pela falta de tratamento tenho uma gravidez de alto risco . quem engorda ou emagrece mto rapido faça exame da tiroide .

    ResponderExcluir