domingo, 6 de setembro de 2009

Vitamina D - novos horizontes


[texto baseado no artigo publicado por Ligia A. Martini nos Arquivos Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia em julho de 2009]


A vitamina D pode ser obtida da dieta, mas a sua principal fonte é através de síntese na própria pele, dependente da exposição solar. São muito conhecidos seus papéis no metabolismo do cálcio e do fósforo, além de desenvolvimento e manutenção dos ossos.

Em virtude da redução de atividades ao ar livre imposta pelo estilo de vida contemporâneo, estima-se que grande parcela dos indivíduos apresente insuficiência de vitamina D, mesmo em países ensolarados como o Brasil. No último Congresso Brasileiro de Atualização em Endocrinologia (agosto-2009), em Belém, a Dra. Marise Lazaretti (UNIFESP) mostrou que, mesmo em São Paulo capital, existe variação sazonal da concentração sanguínea de vitamina D: níveis maiores na primavera e verão; menores no outono e no inverno.

Recentemente têm se multiplicado os estudos avaliando funções até então desconhecidas desta substância. Há evidências de que até 3% de todos os genes sofram alguma regulação pela vitamina D.

A vitamina D pode afetar a produção e a resposta à insulina, de modo que a sua deficiência aumentaria o risco de desenvolver diabetes mellitus tipo 2 (DM2). Alguns estudos demonstram redução na incidência de DM2 com a suplementação de vitamina D, porém empregando doses superiores às das apresentações comerciais no mercado brasileiro. Outros estudos associam a deficiência de vitamina D à hipertensão arterial, maior risco de surgimento de câncer e prejuízo na resposta imune.

Para quem pouco se expõe ao sol, sobretudo aqueles sob maior risco (mulheres após menopausa, usuários de corticóide, histórico de osteoporose na família), pode ser útil dosar a concentração de vitamina D no sangue. O método, entretanto, tem suas limitações pela dificuldade técnica de realização.

A foto no início do post é da praia de Boa Viagem no Recife, onde tive o prazer de sintetizar vitamina D neste feriado :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário