segunda-feira, 1 de junho de 2009

"Sugar..."

Será que os sucos são tão saudáveis quanto parecem? Se você costuma adoçá-los com açúcar, provavelmente a resposta é não.

Um estudo deste ano de um grupo da Filadélfia avaliou respostas metabólicas de obesos após o consumo de bebidas adoçadas com glicose ou frutose. A frutose é obtida na alimentação sobretudo após a digestão do açúcar da cana, a sacarose. O grupo que consumiu frutose exibiu menor aumento da insulina e da leptina (hormônios que proporcionam saciedade) e maior elevação de triglicérides após a refeição.

Outros estudos demonstram que, ao contrário da glicose, o metabolismo da frutose não sofre regulação estrita no fígado. Consequentemente, estimula uma maior síntese de gorduras neste órgão. Há dados que mostram que a frutose tem menor capacidade de inibir a grelina, hormônio que estimula o apetite.

Era tudo que a turma com fobia de açúcar queria ouvir. Não custa lembrar que, em termos metabólicos, não há diferença entre o açúcar mascavo e o refinado. Talvez não seja à toa o aumento paralelo entre o consumo de açúcar e o índice de obesidade nos Estados Unidos...

Um comentário:

  1. Muito gratificante para o nosso conhecimento sobre a importancia nutricional das frutas naturais, é triste saber que os avanços tecnológicos mudaram a nossa qualidade de vida em relação aos hábitos alimentares (transgenia,sabores artificiais, sucos com conservantes, etc). As pessoas procuram os alimentos mais práticos e deixam de se alimentar adequadamente, comprometendo sua saude.
    Não suporto sucos industrializados,refrigerantes,alimentos enlatados.
    Amo degustar as frutas, hortaliças, verduras, grãos e cereais.
    ADELI - BIOLOGA - adelibio@gmail.com

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